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sábado, 20 de agosto de 2011

Cresce participação das redes sociais no mercado imobiliário!

Principal objetivo da ferramenta é a divulgação dos lançamentos e contato inicial com cliente 
A web, hoje, tem sido um dos ambientes mais propícios no momento da escolha de imóveis. Não é difícil entender o porquê. Na internet, o cliente tem um cardápio variado de opções de preços, tamanhos de apartamentos e localizações diferenciadas.Tudo isso sem precisar sair do lugar, na tela do computador do trabalho ou fora do horário comercial, quando teria dificuldades de encontrar algum corretor de plantão. Através dela (web), o comprador também pode tirar dúvidas via chat, tudo sem abrir mão do anonimato. 

Por outro lado, o recurso também é vantajoso para as empresas, pois atraem e fidelizam um número cada vez mais abrangente de clientes - oferecendo serviços extras, como informações pré e pós-venda, vídeos e representações em 3D -, sempre a um custo muito reduzido, quando comparado a outras mídias. Como a participação na rede não para de aumentar, profissionais do setor imobiliário sinalizam, agora, para a tendência do uso das redes sociais, cuja participação do Nordeste ainda é tímida. 

"As redes sociais estão atuando como uma ferramenta de extrema utilidade no processo de venda em geral. No entanto, no Recife, esse percentual ainda não é significativo, principalmente no caso da venda de imóveis, em que o processo para a tomada de decisão na hora da compra é um pouco mais complexo, já que envolve valores elevados de dinheiro", afirma o consultor de imóveis da imobiliária Eduardo Feitosa, Ricardo Regueira. 

No entanto, segundo ele, a probabilidade é que a participação das redes sociais, como twitter, facebook e orkut, aumente, sobretudo na divulgação das novidades do mercado. "Hoje, o consumidor tem necessidade de conforto e segurança para pesquisar e tirar dúvidas e as redes sociais tendem a ser o primeiro passo. E isso é uma tendência mundial. Estima-se que, nos Estados Unidos, 85% dos compradores de imóveis fazem suas buscas inicialmente pela Internet", garante Regueira. 

De acordo com o corretor, através desse recurso não há desvantagem e só é preciso tempo para manter atualizadas as informações, embora seja necessário cautela para não entupir as páginas pessoais dos clientes com divulgação de produtos. "Também é importante alternar informações de produtos com mensagens pessoais. Dessa forma, os amigos e contatos se sentirão ainda mais próximos de você", sugere o consultor de imóveis. 

Para ele, no entanto, nem tão cedo as redes sociais serão suficientes para finalizar a compra e venda de imóveis, pois o processo envolve uma série de etapas que não podem ser supridas pela internet, muito menos pelos sites de relacionamento. "Essa mídia representa apenas a primeira parte do processo, o contato inicial entre as partes interessadas, de lá prosseguindo para um agendamento. Esse, aliás, é o principal objetivo das redes sociais", diz Regueira.

Fonte:folhape.com.br

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